quinta-feira, 20 de julho de 2017

IYÁ MASÉMALÈ

A Grande Mãe do Rio Masé.

Trata-se da mãe mítica de Sàngó, a esposa de Oranyan ou Araniyan. Irmã de Iyá Asabó, a verdadeira matriarca da sagrada dinastia dos primeiros reis de Oyó.
Ya Massê era filha do Rei dos Nupes / Tapas e se casou com o filho de Oduduwa, Oranyan: o segundo Alafin de Oyó. Ela deu a luz ao terceiro Alafin: Obá Ajaká (Dadá) e ao quarto Alafin: Xangô.

Iyá Massê é confundida com Yemonja pelo fato de ela ser descendente dos Tapas, e este povo era adorador de Yemonjá.

Então não existe Yemonja Iyá Massê, e sim Yemanjá de Iyá Masé, pois esta seria a Yemonjá que a mãe que Xangô cultuava, e foi divinizada como ela.
É uma maneira africana de se cultuar um antepassado ligando-a à uma divindade, não se trata de uma qualidade ou caminho de Yemonjá, mas uma divindade à parte, que por sua similaridade ou mesmo carência de conhecimentos acerca deste, ou até mesmo por comodismo ou facilidade de ritos por conta dos zeladores, foi englobado ao culto desta Iyabá.
Polêmicas à parte, dizem ser a Yemonjá encarregada de apaziguar Sàngó e as pedras de raio que caem no mar.
Era ela que recebia Sàngó depois de muitas guerras, que lavava suas vestes, o alimentava.
Conta um itan que quando Òsùmàrè adoeceu, foi ela quem cuidou dele, até que ele se reestabelecesse.
Trata-se de uma variação mais “quente” de Iyemanjá. Séria, autoritária e fecunda, mas extremamente dócil com os filhos. Rege a educação e disciplina familiar para formar líderes. É uma companheira encantadora.
Rege as águas mornas, os vapores que saem do mar, a fertilidade feminina.
Tem ligações com Sàngó e com Òsàlà e estes são assentados e comem com ela invariavelmente.
Esta Yemonjá (...) é portadora de um grande mistério que está relacionado à sua ligação com a ancestralidade feminina Iyámi-Osorongá.
É muito festejada durante as festas consagradas à seu filho Sàngó. Durante a festa do Aziré, (Fogueira de Sàngó) ela deve ser agradada e comer juntamente com sua irmã, para que tudo transcorra bem.
As suas contas são branco leitosas, rajadas de vermelho e azul. Ela usa abebé, abedè, filá. Suas cores são o branco, o prata, o rosa bebê e o salmão.
Fala-se que seu culto ficou relegado ao candomblé de Salvador e seu culto é cada vez mais raro. E é muito difícil encontrar um adoxu de Iyá Massè.

ORIKI FUN IYÁ MASÉ
OBA IRÚ LOKÓ OBÁ IRÚ LOKÓ
YAMASSE KÓ WÁ IRÁ OJE
AGANJÚ KO MÃ NJE LEKAN
ARÁ LOKÓ LAAYÁ
TÓBI ORIXÁ OBA SÓ RUN
ARÁ OBA OJE O

Rei lançou uma pedra
Yamasse cavou ao pé de uma
grande árvore e encontrou Aganjú.
vai brilhar então mais uma vez, trovão
Lançou uma pedra com força e coragem.
Grande orixá do orum , terra dos ancestrais
Vigia, o Rei dos trovões, 
no pé de uma árvore pedra de raio

Agbá kogbewá lesse Orisá !!
ficarei velho aos pés do orisá !!!

(Autor Desconhecido)



Corrente de Orixá, Ferramenta de Orixá, Pingente de Orixá

Comprar este produto


Corrente de Orixá, Ferramenta de Orixá, Pingente de Iemanjá, Pingente de Xangô, Pingente de Oxé, Oxé Xangô, Pingente de Ofá, Pingente Ofá, Pingente Arco e Flecha, Pingente Odé, Pingente Orixá Odé, Pingente Oxossi, Pingente Orixá Oxossi, Pingente Logunede, Pingente Logun Ede,

Comprar este produto